Cabecera (Pt)

Descrição R3M

A REDE MARINHO-MARÍTIMA DA MACARONÉSIA é uma iniciativa dirigida a aumentar a quantidade e a qualidade da observação do meio marinho, a fim de entender e predizer os fenómenos que ocorrem no mesmo, bem como as suas repercussões ambientais e socioeconómicas.

A iniciativa é essencialmente integradora, tendo como principal objetivo tornar compatíveis e acessíveis todas as observações que se realizem no âmbito marinho da Macaronésia, independentemente da instituição ou da entidade que as realizar. Além disso, visa impulsionar o envolvimento dos utilizadores finais específicos de cada tipo de observação ou localização.

É essencial salientar a vontade de integração regional da Macaronésia, visando reunir e tornar disponíveis tanto as observações históricas de diferentes plataformas da área macaronésica como as observações in situ de instrumentos fixos e derivantes, superficiais ou ondulantes, bem como observações remotas de satélite.

A R3M constrói-se de abaixo para cima, dos utilizadores finais concretos até aos utilizadores gerais, mantendo ao mesmo tempo os objetivos fixados pelos organismos e agências nacionais e internacionais centrados em entender os fenómenos à escala global. A evidente necessidade de aumentar a quantidade e a qualidade da informação determinou o envolvimento da iniciativa no desenvolvimento tecnológico dos instrumentos e ferramentas necessários de todo o tipo, com o fim de torná-los mais acessíveis tanto tecnicamente como economicamente.